Tutorial: Bainha de Espada Econômica

By 09:26 ,

Vou postar um tutorial rápido, com material reciclado, sobre como fazer bainhas forradas de espadas.
Para quem não entendeu, um diagrama com as partes da espada:




Então, vamos aos materiais!

° Espada molde (aquela que será encaixada na Bainha)
° Folhas de Papelão ou pedaços de caixa velhas (Caixas da Avon são muito boas! xD)
° Pano escolhido para forrar
° Eva grosso (Pelo menos mais grosso que a lâmina da espada a ser usada)
° Cola Branca / Cola de Contato
° Tesoura sem ponta :3

Então, para começar, essa será minha espada molde, ou seja, a espada que originalmente entrará na bainha:



O primeiro passo é tirar o molde dessa mesma espada sobre o papelão reto. (No meu caso, usei uma caixa velha da Avon que tinha aqui em casa, e como ela é menor que a espada, eu cortei o pedaço inferior do lado e depois colei um no outro com Durex, fazendo uma emenda)
A distância da Lâmina da espada para as laterais da bainha é de aproximadamente 1 dedo e meio, mas claro que isso pode variar com o tipo de bainha que seu personagem usa.
Desenho no papelão:


Desenho recortado:
 
 
Lembre-se de fazer dois desses, já que serão as "paredes" da bainha.
Agora vamos fazer o "recheio" dessa bainha. Escolha um Eva espesso o suficiente para que a espada possa entrar e sair da bainha sem que ela fique arranhando nas laterais.
O EVA que eu escolhi:


Agora vá cortando esse EVA em tiras com 1cm de espessura mais ou menos e pregando o redor de um dos papelões cortados.
Assim:

Agora que já tem os dois moldes cortados no papelão, e um deles com a altura desejada, escolha um pano de sua preferência para "encapar" nosso objeto. Eu escolhi esse veludo de estofado (R$10,00 o metro).*por acaso é o mesmo que usei no cosplay de Delita*
É só colocar o molde por cima e riscar ao redor. Lembre-se que o papelão com EVA precisa de mais espaço no pano que será colado. Assim:


Depois é só passar a cola branca sobre o pano que sobra e colar sobre o papelão, dobrando para dentro, assim:


Os dois lados ficarão assim por dentro:


 Um deles pela frente:

 Agora é só juntar uma parte na outra, assim:
 
Cola branca deve servir para fazer isso, mas eu acabei usando de contato, que trás resultados instantâneos. Se você não sabe que cola de contato usar, eu recomendo essa daqui:


Ela é transparente, fede bastante, mas em pouco tempo o cheiro evapora. E o melhor é que não é nojenta xD
E cola mais rápido que todas as outras que eu testei...

Então... sua bainha está pronta!
Aí vem a parte mais divertida que é decorar! :3
Yay!


Claro que existem outras maneiras de se fazer uma bainha, inclusive, usando esse mesmo papelão, mas ao invés de cobri-lo com o pano, fazer uma espécie de capa, tipo uma sacola e deixar o papelão por dentro para ficar mais firme. E no lugar do papelão você pode usar EVA, mas como eu queria reciclar algo e não gastar meus EVAs, o papelão serviu bem x3
A diferença de fazer desse jeito que eu falei é que dos lados tem esse detalhe:

De longe não dá para ver, nem se você deixar a bainha pendurada em você, mas quem é mais perfeccionista com certeza não gostará desse detalhe...

E é isso, espero que seja útil para alguém \o/ 
Aqui está uma foto dessa mesma bainha em meu cosplay de Valdo:
  
 

Você também pode gostar...

5 comentários