[Tutorial] Saia Pregueada

By 19:36 , , , , , ,

Dessa vez vamos em um tutorial rápido de saia pregueada. Aprendendo a fazer pregas você tem o mundo em suas mãos! As pregas dessa saia são simples, mas grande maioria das saias colegiais utilizam desse modo.

O Tecido utilizado é uma espécie de tricoline mais seco. Recomendo tecidos de algodão, quanto mais natural e seco, mais fácil de marcar as pregas, mesmo no oxford essa marcação ainda é possível. Mas esqueça caso queira fazer sobre prada, seda ou gabardine. O efeito não fica muito interessante.

Vamos lá!


Antes de cortar o tecido, defina a altura da saia. Eu medi da cintura até onde queria que batesse. Deram 34cm, mas como preciso de uma grande margem de erro para a bainha e a parte de cima, marquei em 39 para cortar. A largura é a do tecido (1,40m) mas de todos os modos precisaremos de duas partes, então não se preocupe tanto com a largura.

 Lembre-se de cortar duas partes iguais e uní-las com uma costura na ponta.

Marque o tamanho das pregas do tamanho que quiser. Eu usei 4cm para cada traço.

 Você dobrará agora da seguinte maneira: O primeiro traço encostará no terceiro. Ou seja, na hora de dobrar você pulará um dos traços marcados, deixando-o exatamente no meio da prega.

Repita o processo por toda a roupa e, para cada prega dobrada, coloque um alfinete ou passe um ponto de costura.

Assim que estiver pronto, passe o ferro quente à vapor sobre cada prega, com calma e paciência até que ela fique marcada.

Ficará algo dessa forma.

Cada 1.40m renderá uma parte de 52cm mais ou menos, com pregas de 4cm cada. Por isso a necessidade de cortar duas partes e uní-las.

Depois de pronto, é só passar na máquina para ter certeza de que a saia não soltará com você xD

 Tcharans! Tudo unido já.

 Deixe um dos lados aberto para passar no seu quadril e fechar direitinho na sua cintura. Lembre-se que a parte de cima deve ter a circunferência de sua cintura.

Agora é só cortar uma faixa mais fina para servir de acabamento na parte de cima da saia.

Costure uma das extremidades da faixa no topo da saia. Vire a faixa e costure atrás também. Esse será o acabamento.

Para fechar eu utilizei pequenos botões de pressão na parte que deixei aberta.

E pronto! Sua saia está ready-to-use! Na parte debaixo vc pode dobrar para dentro o tecido e costurar com pontos menores, caso não tenha overlock em casa.

Lembre-se de passar o tecido antes de usar para garantir que as pregas não se desfaçam e a saia não amasse (como é o caso da foto xD)

Espero que seja útil para alguém! Qualquer dúvida não tenha medo de postar.

Você também pode gostar...

11 comentários

  1. Primeiramente, parabens pelo blog, muito bem feito e os tutoriais exelentes. Amei muito os tutorias da saia pregueada e do uniforme maid, sera muito util para as otomes como eu. xD
    Assim q fizer a minha saia te mandarei uma foto. (vai saber qndo será).

    Me add no orkut por favor.
    katsumi.souza@hotmail.com

    Mais uma vez, parabens pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahaha obrigada Senhorita! Mande uma foto sim que eu posto aqui no final do tutorial o seu resultado!
    Fico feliz que o blog sirva para alguém, isso enche meu coração de satisfação! Obrigada mais uma vez :3

    ResponderExcluir
  3. Amei o tuto.. estou fazendo um cosplay de Nagi do anime kannagi.
    queria que vc me dissesse o tipo de tecido pra usar, porque uma costureira fez uma saia de oxford( me indicaram em um forum) e não ficou muito legal. Esta meio armada mesmo quando se passa o ferro e no caso da NAgi as pregas dela são bem juntinhas e fixas e se abrem só quando ela anda. desculpe se estiver incomodando =xxx
    http://www.advancedanime.com/pictures/normal_nagi_boots.jpg
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/a/af/Kannagi_manga_volume_1_cover.jpg/230px-Kannagi_manga_volume_1_cover.jpg

    ResponderExcluir
  4. Ei Ang-chan :3
    Não se preocupe, não é incômodo algum ^^
    Sobre o tecido, oxford é bastante bom para roupas colegiais mas como disse, ele fica bem armado mesmo. Eu recomendaria usar um tricoline para fazer a saia! Sua costureira faz as pregas com o ferro de passar roupa? Se sim, acho que o tricoline ficaria ótimo! :3

    ResponderExcluir
  5. kk eu com meus fracos conhecimentos de costura queria fazer um cosplay da Hatsune Miku com a saia de napa ou courino, pq eu achei semelhante à roupa q ela usa... será q daria certo uma saia de pregas desse material? '-'

    ResponderExcluir
  6. OLá..como eu calculo a quantidade de tecido XD?
    obrigada desde já : D

    ResponderExcluir
  7. Eu geralmente uso a largura de um tecido (140cm)multiplicado por 2 (fica 280cm) para a saia de 60cm de cintura x3

    ResponderExcluir
  8. :)
    Gostei muito! Vocês estão de parabéns!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  9. Laz como você usou os botões de pressão? Sendo que falam que tem que usar máquina pra por ele.

    ResponderExcluir
  10. quntos (medida) de tecido vc usou?

    ResponderExcluir