Tutorial: Maid [Vestido]

By 10:12 , , , , , , , , ,


Olá! Hoje postarei a última parte do Tutorial passo-a-passo de como fazer seu uniforme de Maid!

Índice
.Punho
.Meias
.Headdress
.Avental

Materiais:
- Tricoline Preto (Com elastano - Evita que a roupa fique justa demais)
- Tricoline Branco (Para acabamento)
- Renda de algodão (Pode ser passada, acabamento mais bonito)
- Zíper ou Botão (para fechar a roupa atrás)

Modo de fazer:

Antes de tudo, sugiro que clique nas imagens para ampliá-las! :3


Primeiramente, vamos fazer a parte superior do Vestido. Para isso, recomendo que pegue uma blusa justa sua de tecido que não estica (blusa social, brim, couro, etc) e dobre-a ao meio. Faça o mesmo com o tecido preto e logo coloque a blusa dobrada no meio por cima do tecido. Desenhe com um giz de quadro o contorno da sua blusa, desenhe ao redor da manga e o buraco para a gola. Dessa maneira você não precisa fazer cálculos para o seu vestido e ainda consegue uma medida certa, idêntica à da sua blusa. O resultado deve ser mais ou menos como o da imagem.

Na hora de cortar, recomendo que corte um pouquinho maior do que o traço feito, então não terá problemas de ficar justo demais. Corte duas partes iguais (Se você tiver o busto mais cheio, recomendo que faça uma das partes mais larga).


Com as duas partes cortadas, costure ao redor deixando buraco para a manga, a gola e claro, embaixo. Deve ficar algo parecido com o da imagem acima. Pode acontecer de não ficar muito acinturado, nesse caso marque com a roupa no corpo o quanto vc teria de diminuir e volte para a máquina (costurando por dentro, é claro) o tanto que vc acredita que seja necessário para acinturar seu vestido.


Feito os ajustes, retire a blusa e abra na parte de trás. É nessa abertura que entrará o Zíper ou os botões que você escolher.


O Buraco para a manga deve ser algo semelhante ao da imagem, proporcional à blusa que você escolheu logo no início.


No caso desse vestido, a manga é bufante, ou seja, vc tem de cortá-la no formato de um Trapézio Isóceles. A parte mais curta é a que entra na blusa e a mais larga a que fica embaixo. Corte duas mangas da altura que você deseja que a sua seja.


Vamos agora franzir a parte inferior da manga. Passe uma costura com pontos largos (pode ser à mão também) e puxe a linha até que toda a manga esteja franzida (Lembre-se que seu braço precisa passar pela manga.


Pegue uma tira de tecido branco para fazer o acabamento sobre a parte franzida. Costure a fita por cima do franzido, dessa forma ele não irá se desfazer.


Sua manga deve ficar dessa maneira. A parte inferior com o detalhe branco está franzida e a parte superior será a que eu irei encaixar no buraco da blusa. Para encaixá-la na blusa, coloque-a por dentro do buraco e passe a costura com pontos menores, para assegurar de que a manga jamais se soltará. Lembre-se de fechar a manga dos dois lados.


Sua manga ficará mais ou menos assim, já encaixada na blusa!


Vamos fazer a saia agora. Ela será cortada em godê, ou seja, terá uma roda muito bonita. Para isso, pegue seu tecido e dobre-o como indica a imagem. Observe bem os traços. O traço azul representa sua cintura e a verde, a parte debaixo da roupa. Aqui cortaremos duas partes identicas a essa, então vamos às contas!
No tracejado azul, com o pano dobrado dessa maneira, coloque 1/4 de sua cintura. Ou seja, se sua cintura é 60, o traço azul deve ter 15cm de comprimento. Desse modo, quando abrirmos o pano teremos um buraco de 30cm, e somado à outra parte do vestido, 60cm!
Agora, da linha azul até a verde será a a altura da saia. Se você quer que sua saia tenha 40cm da cintura para baixo, coloque a linha verde 40cm abaixo da linha azul.
Para fazer um tracejado verde perfeito, coloque a fita métrica na ponta superior mais aguda. De lá, marque os 40cm e arraste-a como um compasso, marcando onde dá 40cm. Assim sua saia terá uma altura proporcional. Tudo pronto, corte nas linhas tracejadas, dois pedaços idênticos!
Eu fiz a linha azul um tanto mais larga que minha cintura para que eu pudesse franzi-la depois.


Cada pedaço deve ficar assim. Agora costure em um dos lados (direito ou esquerdo).


Como a linha azul ficou mais larga que minha cintura, eu franzi o tecido em cima.


E então costurei na parte de cima da blusa, franzindo até que tivessem o mesmo tamanho.


Aproveite então sua última oportunidade de regular o tamanho da saia. (cuidado, não faça como eu e diminua demais. ¬¬) Depois de cortar não tem volta!
Feche então a parte aberta de sua roupa e coloque, na blusa, os botoes (pressão, casa, etc) ou zíper, à sua escolha. Se quiser fazer algum detalhes na gola, utilize o pano branco para dar constraste.


Agora, vamos aos detalhes! Corte uma tira larga, longa (beeem longa) de tecido preto para fazermos os babados do final da saia.


Franza toda a extensão da fita até que possa cobrir toda a parte inferior da saia.

Deve ficar exatamente assim!

Coloque a renda onde achar melhor!

E pronto! Vista-se com todos os outros acessórios e sinta-se livre para ser feliz!!

Termino aqui (finalmente) O tutorial passo-a-passo do uniforme de Maid! ^^  Qualquer duvida podem postar que respondo aqui pelo site mesmo :3

Você também pode gostar...

19 comentários

  1. Estou no blog da Laz!!!

    ResponderExcluir
  2. O seu vestido teve gola? '.' Como faz a gola?

    ResponderExcluir
  3. Para a gola eu só fiz um acabamento com o tecido Branco! Cortei em forma de "nuvenzinha" (dá para ver na última foto) e costurei por cima da gola que eu tinha cortado em formato circular.
    Você pode fazer ela separada e amarrar no pescoço como gargantilha ^__^

    ResponderExcluir
  4. ah tá! Mas eu queria saber como faz akela gola redonda! Tipo Lolita!

    ResponderExcluir
  5. Ah sim. Para a gola redonda não precisa fazer nada demais. Apenas corte como na sua blusa molde e depois faça o acabamento com uma tira da cor que você quiser. Só costurar a tira por cima da abertura da Gola. Como um viés ^^

    ResponderExcluir
  6. Quanto (medida cofcof) de tecido você usou para fazer esse vestido? :3

    ResponderExcluir
  7. Usei no máximo 2metros e meio para o vestido todo. E ainda sobrou um tantinho! x3

    ResponderExcluir
  8. Medi o tamanho dela com uma fita métrica no meu proprio braço, colocando a ponta sobre o ombro até o ponto que eu queria. Você também pode pegar uma outra blusa sua que tenha um tamanho que você queira e usa-la de molde!

    ResponderExcluir
  9. Oii *-*
    adorei o vestido vou fazer um igual , mas só queria saber uma coisa , qual é o preço do tecido ? pode ser substituído por outro ?

    ResponderExcluir
  10. adorei o vestido, mas tenho uma dúvida

    vc usou alguma coisa p/ dar enchimento na saia? anáguas?

    ResponderExcluir
  11. perfeito concerteza vou fazer obg *-*

    ResponderExcluir
  12. adoreiii vou tentar fazer !!!

    ResponderExcluir
  13. uma questão...quanto tempo demorou a concluir esse vestido por favor( horas/dias/semans ao certo).

    ResponderExcluir
  14. uma questão ... quanto tempo demorou para concluir o se vestido(horas/dias/semans)?

    ResponderExcluir
  15. Adorei e vou tentar faszer ^.^
    Vc vai estar no AF desse ano?

    ResponderExcluir
  16. No seu vestido vc usou ziper ou botão? qual recomenda?

    ResponderExcluir