[Tutorial] Saia Pregueada com Detalhes

By 11:08 , , , , , , , , ,

Material Usado:
- 1,5m de Prada Vermelho
- Retalho de Prada Branco para detalhes
- Botão de pressão.



Para esta saia a base é a mesma da ensinada no tutorial de saia pregueada aqui do site. Neste eu avisei sobre a impraticabilidade do uso de Prada para fazer uma saia pregueada, e quando tentei fazer esta o fato apenas se comprovou: É muito mais dificil fazer as marcas no tecido sintético do que no de algodão. O efeito fica muito menos natural. Mas foi o tecido que escolhi para este cosplay, então vamos ao corte:

A altura do Prada costuma ser de 140cm. Dobrei-a três vezes e cortei. Obtive então três partes de aproximdamente  45cm de altura. (Para minha estatura, a saia pregueada precisa de 40cm de altura, da cintura até acima do joelho. Caso você seja mais alta, corte o tecido em dois, tendo duas partes de 70cm e reduza até a altura desejada.)

Marquei as pregas de 5 em 5 centímetros, prevendo uma profundidade de mais 5 centímetros para cada uma.

Após a marcação, coloque alfinetes para segurarem as pregas no lugar. Passe o ferro quente sobre o tecido com os alfinetes, deste modo as pregas serão marcadas pelo calor. Atenção para a temperatura do seu ferro de passar: Confira as instruções para tecidos sintéticos, se a temperatura estiver muito alta o ferro abrirá buracos e derreterá o tecido.

Após a marcação das pregas, costure uma tira dobrada sobre a saia para fazer o acabamento superior.

Agora é a vez dos detalhes: Corte tiras RETAS (não faça como na imagem) do tecido branco e dobre as pontas para dentro, passando uma costura nas laterais.

Agora é só medir na saia a altura do detalhe e pregar com a máquina. Algumas pessoas preferem utilizar o viés pronto, mas infelizmente a largura disponível é bastante limitada.

Lembre-se de retirar todas as linhas que estiverem sobrando.

Agora é só passar a saia mais uma vez seguindo a lógica das pregas. Como elas já estavam marcadas, fica muito mais fácil passar na segunda vez. Para finalizar, costure as duas pontas da saia, deixando uma abertura superior de aprox. 15cm. Você pode pregar um zíper ou um botão. Para esta saia eu preferi usar um botão metálico.

Resultado final no cosplay:

Você também pode gostar...

11 comentários

  1. Eu geralmente coloco os detalhes na barra na saia (e a bainha tbm) antes de fazer as pregas já que eu as faço na tábua de passar e vou dobrando e passando marcando as pregas. Assim, quando for usar, não fica a ponta aberta. Tenta fazer assim na próxima vez que dá super certo ^.~

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica Debora! Vou tentar pregar antes de passar então que deve ser mais fácil mesmo x3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, posso cortar o comprimento da saia depois de pronta ou vai estragar as pregas... teem algum problema??
      Beijos!

      Excluir
    2. Pode sim Ingrid! Sem problemas :)

      Excluir
  3. Você também faz as blusas? se sim, vai fazer algum tutorial?

    ResponderExcluir
  4. quais tecidos posso usar para essa saia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar Oxford, que é o que boa parte das pessoas costuma usar :) Tricoline e prada!

      Excluir
  5. vou ter que comprar alguns panos ou posso fazer com roupas de bazar?

    ResponderExcluir