Sumário - Cosplays do Ano

By 17:04 , , , , ,

Hoje, no último dia do ano postarei aqui um sumário com todos os cosplays feitos no ano. Não inclui a Tomoe Mami, apesar de já estar pronta, por não haver usado fora de casa, então fica para 2012 essa. Foram um total de 10 cosplays bem simples, sendo o mais trabalhado o de Miku - Black Vow. Foi um ano bastante novo no que diz respeito à minha faculdade e os empregos que tive. Além de eu haver investido um tanto mais em minha própria melhoria - aulas de piano, canto, alemão e francês. Por isso tive menos tempo para me dedicar à costura e ao feitio dos acessórios. Ano que vem devo concluir as aulas de teclado, alemão e piano e passar para pintura e desenho e me dedicar ao norueguês para um futuro intercâmbio. Mas nem por isso pararei com um hobby que me faz muito feliz, me distrai e faz com que exercite virtudes que às vezes me faltam, como a paciência e o cuidado com detalhes, além do lidar com outras pessoas.

Como qualquer coisa de que consigo me lembrar agora, o cosplay às vezes traz frustrações e tem aqueles momentos em que nos perguntamos se vale a pena todo o investimento de tempo e paciência, além dos instantes em que uma dificuldade na roupa, confecção ou mesmo na relação com outros praticantes do hobby, tenta-nos a deixar de lado. Mas a atividade traz momentos igualmente satisfatórios. Nada se compara à sensação de dever cumprido ao ver a roupa pronta, o acessório finalizado, e tudo ao nosso gosto. Ver algo inteiriço surgir de materiais que individualmente não atentam aos nossos olhos é semelhante à alquimia. Transformar papel em báculos, scripts de apresentações em sorrisos da platéia, retalhos de panos em vestidos de princesas, são essas pequenas magias que me fazem seguir em frente com o hobby. É poder ser quem eu quiser, sob minha medida. É me esforçar para aprender novas técnicas de costura, compreender o funcionamento de diferentes materiais, saber reutilizar e administrar o que posso e tenho em meu poder. Para não falar no quanto aprendo sobre o relacionamento com diferentes tipos de pessoas, com visões além ou aquém da minha e realidades jamais imaginadas por mim.

Por fim, apesar das oscilações, o quanto aprendi e continuo aprendendo vai para muito além do material e isso me dá a certeza de que nenhuma experiência é desperdiçada. Cada cosplay feito tem sua história, seus altos e baixos. Não existe nenhuma dentre essas fantasias que não tenha me feito superar algum obstáculo, a aprender algo dentro e fora dos eventos. E é por isso que não pretendo parar, a sensação de que ainda tenho muito a aprender persiste e espero que eu possa, nesse ano que já vem, não perder nenhuma oportunidade de aprendizado.

Aproveitem o último dia do ano, sem se esquecer do quão 2011 foi preocioso para todos nós.

Você também pode gostar...

3 comentários

  1. WOW~
    foram muitos cosplays Laz-chan *---------*
    todos perfeitos como de se esperar née.
    parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. seus cosplays ficaram lindérrimos! Parabéns! =D Quantos cosplays pretende fazer nesse ano?

    ResponderExcluir
  3. E meu preferido foi o da Miku do Black Vow *o*

    ResponderExcluir