Tudo sobre lentes ~

By 19:35

Olá! <3

Seguindo uma sugestão recebida na minha página, farei aqui um pequeno guia sobre lentes de contato, armazenamento e cuidados. Espero que gostem e aproveitem bastante :3

- Índice -
(Para localizar um tópico digite ctrl + f e o código ao lado do subtítulo (ex: L01))

. Tipos de lente [L01]
. Embalagens [L02]
. Informações do fabricante [L03]
. Armazenamento [L04]
. Cuidados [L05]
. Transporte [L06]
. Perguntas frequentes [L07]

Tipos de Lente [L01]

Lentes de contato são, de maneira geral, classificadas em dois grupos de acordo com o material de que são feitas. O primeiro grupo, de lentes rígidas, é feito de material mais durável e recomendável principalmente para pessoas com grau elevado. São mais desconfortáveis e podem gerar algumas complicações durante o período de adaptação da lente. O segundo grupo, de lentes gelatinosas, é feito de material fino, leve e macio. Grande parte das lentes de contato voltadas para estética, cosplays, festas e teatro é feita desse material. Um cuidado que se deve ter é que as lentes gelatinosas são, porém, muito mais sensíveis à poeira e fragmentos vindos do ar. Justamente por isso, deve-se ter um cuidado muito maior com ela.

Embalagens [L02]

 As lentes de cosplay costumam vir em duas embalagens diferentes: em caixas (geralmente lentes americanas) e em potes de vidro (geralmente Coreanas). As caixas vêm lacradas com adesivos laterais e as lentes vêm em embalagens individuais com lacre de alumínio. Já as lentes em vidrinhos vêm em potes individuais e um lacre de aluminio com tampa emborrachada.

 

As lentes em potes de vidro possuem um indicador do local de abertura.  Para abrir é necessário cuidado e um pouco de paciência. (Gravei um video mostrando como abrir, assim que estiver no ar eu editarei aqui com um link)

Informações do fabricante [L03]


 

Todas as embalagens de lentes possuem informações importantes a respeito da lente. O diâmetro (indicado como 14.5mm) especifica o tamanho total da lente. Com esse número é possível prever a impressão de alargamento que a lente causará sobre a iris (se ele ficará maior, normal). A curvatura da lente (indicada pela sigla B.C.) indica o movimento da lente sobre seus olhos. Esse número deve ser levado em consideração caso a pessoa tenha algum problema ocular, uma vez que uma lente muito curva pode causar desconforto caso a curvatura da pessoa seja consideravelmente menor. O lote (lot) indica o lote de fabricação da lente. Caso você tenha algum problema, esse número será importante para a investigação com a empresa responsável. A "Expiration date" ou, data de validade, está indicada em ano.mês.dia. Fique atento a esta data e JAMAIS use uma lente vencida. E a "manufacture date" ou data de fabricação indica a idade da lente. Tome cuidado com esse número e evite comprar e usar lentes muito velhas.


Por isso é muito importante guardar pelo menos uma das embalagens da lente. Manter o controle da data de validade, abertura e lote pode ajudar em caso de algum problema ou irritação.

Armazenamento [L04]

 

Após a abertura, é importante guardar suas lentes em recipientes próprios para isso. Existem  vários tipos de potinhos, mas eu pessoalmente recomendo os que possuem uma pequena rosca para fechar. Essas costumam evitar danos à lente e evita que a água escape caso precise transportar a lente.

As lentes devem ser guardadas em locais longe da luz do Sol, longe do calor e de preferência sem umidade. O ideal é manter as lentes na posição horizontal, para que a água e a lente fiquem estáveis e não vaze.


Depois de abertas, as lentes devem ser guardadas dentro de um líquido próprio para o armazenamento de lentes de contato.

Preste muita atenção quando for escolher o líquido para a lente. Confira se consta na embalagen a função de "armazenamento". Muitos líquidos servirão para a limpeza e cuidado mas não possuem as substâncias necessárias para o armazenamento das lentes.

Cuidados [L05]

Lentes são objetos muito sensíveis, por isso é importante ter o máximo de asseio e cuidado possíveis:
- Primeiramente, os potinhos da lente devem ser limpos antes de receberem as lentes.
- O líquido deve ser trocado numa média de 1 ou 2 vezes ao mês.
- Sempre antes de usá-las, deve-se lavar bem as mãos e utensílios.
- Após o uso é importante lavar as lentes com o soro e trocar o líquido de armazenamento.
- Sempre que tiver a oportunidade, confira se ainda há líquido dentro do pote da lente. (Elas absorvem o soro para se manterem macias e gelatinosas, e é comum o líquido se tornar escasso antes do próximo uso.)


Caso a lente esteja colando nas beiradas do potinho, é um sinal de que o líquido está ficando escasso. Troque-o e coloque o suficiente para que a lente fique no centro da vasilha:


O tempo de uso diário recomendado é de 8h por dia. Cada lente possue um tempo de vida específico, mas grande maioria das lentes usadas para cosplay não admitem um uso maior que 30 dias, caso seja usada por 8h por dia. Caso a lente seja usada apenas em eventos, por menos de 8h por dia, e tenha uma boa manutenção, pode-se estender o seu uso por até 2 anos.

Transporte [L06]

Existem kits específicos para o transporte de lentes para eventos ou viagens. É importante tomar cuidado quando estiver fora de casa, principalmente pela possibilidade de arranhar a lente com partículas de poeira.


Os kits costumam vir com espelho, recipiente para armazenamento do soro, pinça e pote para a lente

Claro que esses kits não são obrigatórios, mas em caso de uso da lente em local público, é necessário ficar atento à higiene das mãos e olhos.

Perguntas frequentes [L07]



1. Nunca usei lente de contato, preciso consultar um oftalmologista antes?
R: SIM. Por mais que grande maioria dos cosplayers opte por usar as lentes sem consultar um especialista, reforço que isso é extremamente ingênuo e irresponsável. O nosso olho não é feito para aceitar organismos estranhos ou externos a ele, e a reação natural é buscar uma maneira de expulsá-los. Com a lente não é diferente. Muitas pessoas podem desenvolver alergias, problemas oculares e principalmente, podem queimar a retina com o uso inapropriado dessas lentes. Cegueiras irreversíveis podem ser causadas pela negligência do usuário. Consulte um médico, explique que quer usar lentes e conversem sobre a lente mais adequada para seus olhos.

2. Minha lente está rachada e enrugada, o que faço?
R: As lentes ficam nesse estado pela falta de lubrificação. Não é recomendável o uso de lentes após esse estado, uma vez que dificilmente retornarão à forma original.

3. Meu olho arde sempre que uso a lente, o que faço?
R: Suspenda o uso e consulte um especialista. Se o olho está ardendo é porque há algo de errado. Lentes bem limpas não costumam arder ou incomodar os olhos. Marque uma consulta e tenha certeza de que está tudo bem com seus olhos. Insistir em lentes que machucam pode causar danos irreversíveis à sua visão.

4. Encontrei um site que vende lentes mais baratas, é um bom negócio?
R: Não. As lentes costumam ter uma faixa de preço estável. Lentes bem abaixo dessa faixa indicam ou lentes de pior qualidade ou lentes falsificadas. Lentes falsificadas são EXTREMAMENTE perigosas para os olhos, uma vez que podem deixar rastros nos olhos que irão inflamar e causar cegueira. Além da queima da retina.

5. Fui numa ótica e deixavam eu experimentar as lentes. Isso é legal?
R: Não. As lentes para experimentação em óticas são usadas por milhares de pessoas que passam por lá. É impossível saber se alguém está com alguma doença nos olhos ou mesmo conjutivite. Não faça uso desse recurso pois é muito perigoso.

6. Um amigo me pediu uma lente emprestada, posso pegar?
R: NÃO. Jamais empreste ou compartilhe lentes de contato de outras pessoas! Cada olho possui substâncias específicas à sua composição, e bactérias que estão ali sem lhe prejudicar podem acabar ferindo outras pessoas.

7. Posso dormir com minhas lentes de contato?
R: Existem lentes de contato específicas para esse tipo de uso. As lentes vendidas comumente para cosplay não devem ser usadas durante o sono. Em caso de dúvidas, consulte o médico responsável.

-------------------------------------------------

E é isso! Qualquer dúvida sintam-se livres para perguntar!

Você também pode gostar...

3 comentários

  1. como chama o liquido que vem na embalagem? posso reaproveitar elas????

    ResponderExcluir
  2. Minhas lentes estao lacradas porem vencida a alguns meses desse ano foi poderia estar usando p ir em enventos apenas e no inicio pra me adaptar e q comprei p meu casamneto mas a moca me vendeu mtos paree por um valor caro mas prefiro oculos no dia a dia entao as lentes ficaram lacradas e novas o que faco

    ResponderExcluir
  3. Ei Anon! Se estão vencidas não use. Prejudicarão o seu olho e podem causar danos irreversíveis.

    ResponderExcluir